Explosões na Turquia deixam mortos e feridos.
Duas bombas explodiram simultaneamente neste sábado (10) em frente à Estação Central de trens de Ancara, na Turquia, deixando vários mortos e feridos.
Segundo o ministro turco da Saúde, Memet Müezzinoglu, as explosões mataram 95 pessoas e feriram outras 186, sendo que 28 estão com ferimentos graves. “Sessenta e duas pessoas morreram no ato, e outras 24 faleceram no hospital.”
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Bombas explodiram simultaneamente durante manifestação pela paz. Explosões ocorreram em frente à Estação Central de trens da capital, Ancara.
Fontes: http://dw.com/p/1Gm8N e http://g1.globo.com
Testemunhas contam que as explosões ocorreram num intervalo de poucos segundos, enquanto uma multidão se reunia para protestar contra o conflito entre as forcas de segurança e militantes curdos no sudeste do país. Até o momento, nenhuma organização reivindicou a autoria do ataque que deixou 186 feridos, segundo o Ministério turco do Interior.
As explosões aconteceram durante uma manifestação sindical em favor da PAZ no país. Segundo o ministro turco da Saúde, Memet Müezzinoglu, as explosões mataram 95 pessoas e feriram outras 186, sendo que 28 estão com ferimentos graves. “Sessenta e duas pessoas morreram no ato, e outras 24 faleceram no hospital.”
A manifestação contava com milhares de participantes e foi convocada pelos colégios de Engenheiros e Médicos e dois sindicatos de esquerda. As autoridades estão investigando informações de que um homem-bomba detonou seus explosivos e que as explosões foram um atentado terrorista. Um oficial turco, que não quis se identificar, disse à Reuters que nenhum veículo foi destruído nas explosões.
A representante da política externa da União Europeia, Federica Mogherini, convocou a Turquia a permanecer unida contra os terroristas. “O povo turco e todas as forças políticas devem permanecer unidas diante dos terroristas e contra todos os que tentam desestabilizar o país, que enfrenta muitas ameaças.”
Imagens divulgadas pela emissora CNN mostram jovens dançando de mãos dadas em frente à estação central, quando uma explosão atinge o local, que reunia um grande número de pessoas com faixas e cartazes da legenda pró-curda Partido Democrático dos Povos (HDP) e de grupos esquerdistas. As autoridades investigam alegações de que o atentado teria sido realizado por terroristas suicidas.
O presidente Tayyip Erdogan condenou o atentado, afirmando, em comunicado, que os responsáveis serão levados à Justiça. “Não importa qual seja a fonte”, todos os atos terroristas devem ser combatidos, disse, reiterando que “solidariedade e determinação são as respostas mais significativas ao terror”.
A Turquia está em alerta desde o início de sua “guerra sincronizada contra o terror”, em julho. O país realiza ataques aéreos contra alvos da organização extremista “Estado Islâmico” (EI) na Síria e bases dos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), no norte do Iraque .
Os ataques ocorrem a três semanas das eleições nacionais convocadas por Erdogan . Sua legenda, o Partido pela Justiça e Desenvolvimento (AKP), tenta reconquistar a maioria parlamentar que assegurava desde 2002, perdida nas eleições de junho. O fracasso do AKP foi atribuído, em parte, ao êxito eleitoral do HDP, cujo líder é acusado pelo presidente de associação com o PKK. O partido nega as acusações.
Após o ataque, PKK convocou seus militantes a cessar as atividades de guerrilha na Turquia. Uma agência de notícias ligada ao grupo afirma que a decisão veio em razão de apelos de dentro e de fora do país, e que os combatentes deverão evitar ações que possam comprometer as eleições, marcadas para o dia 1º de novembro.
O gabinete do primeiro-Ministro turco Ahmet Davutoglu informou que ele se reuniu com o vice-primeiro-ministro Yalcin Akdogan, funcionários do governo e chefes de segurança, para discutir o caso. “Condenamos este ataque atroz contra nossa democracia e a paz de nosso país”, disse o ministério.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenou o atentado e o comparou aos ataques da guerrilha curda contra soldados e policiais turcos.
Erdogan chamou a tragédia de “um abominável ataque contra a unidade e convivência”, e acrescentou que ele “não se distingue em nada dos atos de terror contra cidadãos inocentes, servidores, policiais e soldados”, em referência às ações do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
“Somos contra todo tipo de terror e de organização terrorista. Devemos estar todos unidos contra isso, trabalharemos juntos para esclarecer (os atentados). Acredito que os responsáveis serão conhecidos o quanto antes e entregues à Justiça.”, disse Erdogan.
O ataque ocorre a três semanas das eleições legislativas antecipadas, previstas para o dia 1º de novembro. O clima político está abalado pelos confrontos diários e sangrentos entre as forças turcas e os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste de maioria curda.
A cúpula do PKK anunciou neste sábado que estabelecerá um cessar-fogo unilateral até as eleições. Em comunicado, divulgado pela agência curda Firat, o PKK diz que seus militantes “suspenderão as ações previstas” e “evitarão todo movimento, salvo em defesa própria”, medidas tomadas para evitar as acusações do governo turco de que a guerrilha põe a segurança do pleito em perigo.
Saiba MUITO mais em:
- http://thoth3126.com.br/profecia-de-1912-sobre-fim-dos-eua-e-obama/
- http://thoth3126.com.br/a-visao-das-provacoes-dos-estados-unidos-por-george-washington/
- http://thoth3126.com.br/obama-seria-muculmano/
- http://thoth3126.com.br/algo-muito-grande-e-definitivo-esta-para-acontecer/
- http://thoth3126.com.br/o-projeto-comunista-nos-eua-nwo-nova-ordem-mundial/
- http://thoth3126.com.br/o-futuro-colapso-dos-e-u-a-previsto-por-jornal-da-russia/
- http://thoth3126.com.br/os-eua-ou-o-mundo-esta-chegando-ao-fim/
- http://thoth3126.com.br/nos-os-eua-somos-os-terroristas/
- http://thoth3126.com.br/ei-estado-islamico-e-uma-criacao-dos-eua-cia-e-israel-mossad/
- http://thoth3126.com.br/nos-os-eua-somos-os-terroristas/
- http://thoth3126.com.br/a-farsa-do-estado-islamico-e-o-conflito-no-oriente-medio/
- http://thoth3126.com.br/a-farsa-do-estado-islamico-e-o-conflito-no-oriente-medio/
- http://thoth3126.com.br/eua-encerram-apoio-a-rebeldes-mercenarios-sirios/
Permitida a reprodução desde que respeite a formatação original e mencione as fontes.