O “Endgame” de Putin na Síria
A Rússia não quer lutar uma guerra com a Turquia, então os generais russos desenvolveram um plano simples, mas eficaz para desencorajar a Turquia de tomar qualquer ação que poderia levar a um conflito armado entre as duas nações. Na semana passada, aviões bombardeiros russos invadiram o espaço aéreo turco duas vezes. Ambos os incidentes causaram consternação em Ancara e colocou os líderes turcos em furor.
Por Mike Whitney – http://www.informationclearinghouse.info/article43093.htm
Em ambas as ocasiões, as autoridades em Moscou educadamente pediram desculpas para as incursões aéreas alegando que elas eram não-intencionais (foram “erros de navegação”) e que eles iriam tentar evitar intrusões semelhantes no futuro.
Em seguida, houve um terceiro incidente, um incidente mais grave, só que esse não foi um erro. Foi claramente provocado com a intenção de enviar uma mensagem para o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Aqui está um breve resumo do que aconteceu a partir de um artigo no World Socialist Web Site:
“As autoridades turcas relatam um terceiro incidente na segunda-feira, quando um avião de combate russo MiG-29 não identificado bloqueou seu radar de ataque durante quatro minutos e meio em oito jatos F-16 turcos que estavam em patrulha em seu lado da fronteira, em preparação aparente do MiG-29 para abrir fogo”.(EUA e a OTAN intensificam as ameaças à Rússia sobre a Síria “, World Socialist Web Site)
Este não foi um erro comum. A única vez que um piloto de caça adota estes protocolos de bloquear no radar outra aeronave é quando ele planeja derrubar um avião inimigo. Esta foi uma mensagem russa, e ao mesmo tempo que poderia ter sido sobre as cabeças dos políticos e dos meios de comunicação, mas, garanto-vos, que cada general turco do alto Comando Militar da Turquia sabe o que é que essa mensagem significa.
Esta é uma chamada para que a Turquia acorde. Moscou está indicando que há um novo xerife na cidade e que será melhor para a Turquia comportar-se ou vai haver problema. Não vai haver qualquer zona de exclusão aérea decretada pelos EUA-OTAN-Turquia sobre o norte da Síria, não vai acontecer nenhum ataque aéreo em terreno sírio do lado turco da fronteira, e certamente não vai haver qualquer invasão por terra de tropas turcas para a Síria. As Forças de Defesa Aeroespacial russas controlam agora os céus sobre a Síria e eles estão determinadas a defender as fronteiras de soberania da Síria. Essa é a mensagem. Pausa.
Este é um bom exemplo de como “prevenção” pode realmente prevenir conflitos em vez de iniciá-los. Ao “disparar um tiro” sobre o arco da Turquia, Moscou abalou o plano de Erdogan para anexar parte do norte da Síria e declará-la uma “zona segura”. A Turquia terá que desfazer esse plano agora percebendo que qualquer tentativa de invadir e segurar território sírio irá desencadear uma retaliação russa rápida e poderosa.
Visto por este prisma, a incursão aérea da Rússia parece com uma forma extremamente eficaz para evitar uma guerra mais ampla, simplesmente telegrafando para adversários potenciais o que eles podem e não podem fazer. Simplificando: Putin reescreveu as regras do jogo na Síria e será melhor Erdogan cumpri-las ou pagar o preço. Veja mais sobre Turquia a partir de Patrick Cockburn no The Independent:
“Uma invasão terrestre turca para a Síria, embora seja ainda uma possibilidade, agora seria mais arriscada com aeronaves russas operando em zonas onde a Turquia (OTAN) seria mais propensa a lançar uma incursão. O perigo para os turcos é que agora eles têm dois quase-Estados curdos, um na Síria e outro no Iraque, imediatamente ao sul. Pior, o partido sírio-curdo … é gerido pela União Partido Democrático (PYD), que é efetivamente o ramo sírio do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que tem lutado contra o Estado turco desde 1984. Qualquer insurreição do PKK em áreas curdas no Sudeste da Turquia, no futuro, será reforçada pelo fato de que o PKK tem um estado de fato próprio.
Parece que a tentativa da Turquia de quatro anos para derrubar o presidente Bashar al-Assad falhou. Não está claro o que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan possa fazer sobre isso desde que o apoio da OTAN é nesta fase puramente retórico. Quanto às relações da Turquia com a Rússia, o Sr. Erdogan diz que qualquer ataque contra a Turquia é um ataque contra a OTAN e que “se a Rússia perder um amigo como a Turquia, com quem ele tem cooperado em muitos assuntos, ele vai perder muito.” Mas, em se tratando da Síria, pelo menos, parece que é a Turquia que é o perdedor” (Rússia na Síria: Radar russo sobre aviões turcos F-16 “, The UNZ Review)
Pobre Erdogan. Ele jogou os dados e saiu-lhe um “olho de serpente”(Snake Eyes). Ele imaginou que poderia expandir o seu candidato a Império Otomano nos territórios do norte da Síria, e agora o seu sonho virou uma bagunça. Ele deveria implantar seus aviões de guerra para o norte da Síria e desafiar abertamente a força aérea russa? Não, ele não é tão tolo. Ele vai ficar do seu lado da fronteira, seus pés travados, e vociferar que “Putin é mau”, mas no final do dia, ele não vai fazer nada.
E Washington também não vai fazer nada! Sim, Hillary e McCain têm apelado para a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Síria, mas isso não vai acontecer. Putin não vai permitir isso e nem no Conselho de Segurança da ONU. E, como protestar de qualquer maneira? Obama está realmente indo para solicitar uma zona de exclusão aérea na base de que Putin está matando terroristas “moderados”, juntamente com os terroristas “extremados”? (sim, para os EUA existem diferenças entre “terroristas”)
Isso não é um argumento muito convincente, de fato, mesmo o povo americano está tendo muita dificuldade para engolir mais essa. Se Obama quer algo de Putin, ele vai ter que sentar-se numa mesa de negociação e botar para fora uma proposta de negócio. Até agora, ele se recusou a fazer isso, porque ele ainda acha que a mudança de regime na Síria está dentro de seu alcance.
Há sinais sobre isso em todos os lugares como este artigo de hoje na Zaman da Turquia intitulado “a base dos EUA de Incirlik esta para aumentar a capacidade em 2250 militares para acomodar o novo pessoal militar (dos EUA)”:
“A cidade de tendas dentro de Incirlik esta em reconstrução com casas pré-fabricadas modernas, que vai acolher 2.250 militares norte-americanos, a agência de notícias Dogan informou na sexta-feira. Durante a Guerra do Golfo de 1991, uma cidade de tendas foi criada para acomodar o pessoal militar servindo com a Operação Provide Comfort (OPC) e foi encerrado com o fim do OPC.
Em 20 de agosto, o trabalho começou a transformar o local da cidade de tendas em uma nova área chamada “Patriot Town.” Após a construção ser concluída, a base de Incirlik terá a maior capacidade entre as bases norte-americanas na Europa …
A expansão da capacidade da base de Incirlik vem num momento em que a Rússia lançou a maior intervenção no Oriente Médio nas últimas décadas … A intervenção de Moscou significa que o conflito na Síria foi transformado de uma guerra por procuração … em um conflito internacional na qual as principais potências militares do mundo … estão diretamente envolvidos na luta”. (base de Incirlik para aumentar a capacidade em 2250 para acomodar novos funcionários “, Zaman de hoje)
Este artigo cheira a ambições dos Estados Unidos no Oriente Médio. Como os leitores podem ver claramente, Washington está se preparando para outra guerra como já ele fez em 1991. E a guerra aérea dos EUA vai ser lançada a partir de “Patriot Town” em Incirlik apenas como temos vindo a prever desde julho, quando o negócio era finalizado. Aqui está mais fundo de um artigo no Hurriyet:
“O Comando Central da Força Aérea dos EUA começou a implantação do serviço de Busca e Salvamento de helicópteros e pilotos na Base Aérea da Turquia no sudeste de Diyarbakır, a fim de ajudar com as operações de recuperação no vizinho Iraque e Síria, que anunciou …. Comandante Supremo Aliado da OTAN na Europa e comandante do Comando Europeu dos EUA, general Phillip Breedlove, disse que a missão será temporária.
“Seremos convidados do governo da Turquia Base Aérea Diyarbakir. Não há planos para uma presença permanente neste local dos EUA … Isto marca mais um esforço de cooperação bem sucedida entre os militares turcos e norte-americanos “, disse Breedlove.” (“US implanta serviço de recuperação de aeronaves no sudeste da Turquia”, Hurriyet)
“US Busca e resgate de helicópteros” a apenas um par de milhas da fronteira sudeste da Turquia? Sim. Em outras palavras, se um F-16 for derrubado em algum lugar sobre o norte da Síria durante a tentativa de impor uma zona de exclusão aérea ilegal, então- presto- a unidade de busca e salvamento de helicópteros estará a apenas 20 minutos de distância. Que conveniente.
Assim você pode ver que- embora Putin tenha jogado uma peça chave nesse circo – a equipe de Obama ainda está avançando com o seu plano “Derrubar Assad”. Nada mudou, a intervenção russa só faz o futuro muito mais incerto é por isso que os estrategistas geopolíticos frustrados, como Zbigniew (um sionista) Brzezinski, começaram a pipocar nas páginas de opinião dos principais jornais de detonação de Putin para sabotar seus planos para a hegemonia regional.
É interessante perceber que Brzezinski é o padrinho espiritual do extremismo islâmico, o homem que descobriu como fanáticos e malucos religiosos poderiam ser usados para fomentar a histeria e avançar os objetivos geopolíticos dos EUA em todo o mundo. Assim, é natural que Brzezinski gostaria de oferecer seu conselho agora em um esforço desesperado para evitar um legado de fracasso e desgraça. Confira este clipe do assaz “politico”:
“Os Estados Unidos devem ameaçar retaliar se a Rússia não parar de atacar os ativos (isso significa terroristas treinados e financiados pela CIA) na Síria, o ex-conselheiro de segurança nacional Zbigniew Brzezinski escreveu em um editorial do Financial Times publicado no domingo, pedindo” ousadia estratégica”, com a credibilidade americana no Oriente Médio e a própria região em jogo … E se a Rússia continuar a perseguir os objetivos e não somente membros do ISIL, os EUA devem retaliar, acrescentou.
“Nestas circunstâncias rapidamente que se desenrolam os EUA tem apenas uma opção real se é para proteger sua participação mais ampla na região: para transmitir a Moscou a demanda de que a Rússia cesse os ataques e desistir de ações militares que afetam diretamente os “ativos norte-americanos”, disse ele “. (Brzezinski: Obama deve retaliar se a Rússia não parar de atacar ativos norte-americanos”,Politico)
As pessoas que Brzezinski murmurantemente se refere como “ativos americanos” na Síria são meramente “terroristas, soldados mercenários pagos e treinados pela CIA”. É simples assim. Putin não faz distinção entre os terroristas “moderados” e os terroristas “radicais”, os bons terroristas e terroristas maus. É uma piada. Eles estão todos no mesmo barco e eles estão todos indo para o mesmo destino. Todos eles têm de ser erradicados, apreendidos ou mortos. Fim de historia.
Ao ajustar a guerra contra o terror numa narrativa de forma que suporta alguns, mas condena os outros, a administração Obama apoiou-se em um beco sem saída ideológico do qual não há mais saída. O que eles estão fazendo é errado e eles sabem que é errado e isso é uma enorme hipocrisia. E é por isso que vai ser tão difícil de fazer o caso para a guerra. Em uma recente entrevista “a ser vista”(vídeo à seguir), Putin chamou Obama sobre este ponto. Eis o que ele disse:
“O presidente Obama freqüentemente menciona a ameaça da ISIS. Bem, quem na terra os tem armado? E quem criou o clima político que facilitou a situação atual? Quem entregou armas para a área? Você realmente não sabe quem está lutando na Síria? Eles são mercenários, principalmente. Eles são pagos com dinheiro. Mercenários trabalham para qualquer lado que pagar mais. Nós até sabemos o quanto eles são pagos. Sabemos que eles lutam por algum tempo e depois veem que alguém lhes paga um pouco mais, de modo que ir lá …
Os EUA diz “Devemos apoiar a oposição democrática civilizada na Síria”. Então eles estão a apoiá-los, armá-los, e, em seguida, eles se juntam ao ISIS. É impossível para os EUA pensar um passo à frente? Nós não apoiamos esse tipo de política de nenhum modo. Nós pensamos que é errado”. (Putin explica claramente que os EUA criou o grupo terrorista ISIS,)
Vejam? Todo mundo sabe o que está acontecendo na Síria (o rei – os EUA – esta NU). Barack Obama não está para iniciar um confronto com a Rússia para defender um programa da CIA fundamentalmente imoral naquele país. Ele irá, no entanto, fazer o que os EUA sempre faz quando se lida com um adversário que pode realmente defender-se de seu ataque (nesse caso a Rússia). Ele vai procurar amedrontar, assediar, ameaçar, humilhar, demonizar, ridicularizar e intimidar. Os EUA (ou a quadrilha que controla o país) pode lançar outro ataque contra o rublo, ou mexer com os preços do petróleo ou impor mais sanções econômicas à Rússia. Mas não vai começar uma guerra com os russos, ah, isso não vai acontecer.
Mas não perca a esperança ainda, afinal de contas, há um forro de prata a este fiasco, e todos os principais jogadores sabem exatamente o que é. É chamado de Genebra. Genebra é o fim do jogo, (as reuniões em) Genebra é o roteiro apoiado pela ONU para acabar com a guerra na Síria. As suas disposições permitem a “criação de um órgão de governo de transição”, a “participação de todos os grupos … em um diálogo nacional significativo” e “eleições multipartidárias livres e justas.”
O tratado é simples e incontroverso. O único ponto de discórdia é se Assad vai ser autorizado a participar no governo de transição ou não. Putin diz “Sim”. Obama diz “Não”.
Putin vai vencer esta batalha. Eventualmente, o governo dos EUA vai ceder e retirar o seu pedido de que Assad renuncie. Seus planos para a mudança de regime através da utilização de jihadistas – mercenários terroristas terá falhado, e Putin terá movido um passo importante no Oriente Médio para mais perto de uma paz duradoura e segurança genuína. Esse é o forro de prata e é assim que a guerra na Síria vai acabar.
Bravo, Putin.
Mike Whitney vive no estado de Washington. Ele é um contribuinte para Hopeless: Barack Obama ea política da Ilusão (AK Press). Hopeless também está disponível em uma edição Kindle. Ele pode ser contatado pelo fergiewhitney@msn.com.
(n.t. Esta se tornando cada vez mais difícil para os manipuladores da aliança EUA-OTAN-ISRAEL a continuidade e a implantação de novos projetos de expansão, as pessoas em todo o planeta estão fartas de tanta hipocrisia, controle e manipulação e estão começando a perceber a “realidade”.)
Saiba MUITO mais em:
- http://thoth3126.com.br/o-governo-oculto-secreto-nos-eua/
- http://thoth3126.com.br/a-visao-das-provacoes-dos-estados-unidos-por-george-washington/
- http://thoth3126.com.br/algo-muito-grande-e-definitivo-esta-para-acontecer/
- http://thoth3126.com.br/obama-o-fantoche/
- http://thoth3126.com.br/o-projeto-comunista-nos-eua-nwo-nova-ordem-mundial/
- http://thoth3126.com.br/o-futuro-colapso-dos-e-u-a-previsto-por-jornal-da-russia/
- http://thoth3126.com.br/obama-nasceu-em-mombasa-no-quenia/
- http://thoth3126.com.br/obama-nao-nasceu-nos-eua/
- http://thoth3126.com.br/os-eua-ou-o-mundo-esta-chegando-ao-fim/
- http://thoth3126.com.br/ei-estado-islamico-e-uma-criacao-dos-eua-cia-e-israel-mossad/
- http://thoth3126.com.br/nos-os-eua-somos-os-terroristas/
- http://thoth3126.com.br/a-farsa-do-estado-islamico-e-o-conflito-no-oriente-medio/
- http://thoth3126.com.br/eua-encerram-apoio-a-rebeldes-mercenarios-sirios/
Permitida a reprodução desde que respeite a formatação original e mencione as fontes.